(21) 3366-5510

Loja vazia é sinônimo de oportunidade

loja de material de construção vender mais

Veja o que você pode fazer quando seu estabelecimento estiver com poucos clientes.

O dia a dia numa loja de construção e até em lojas de ramos diferentes pode ser uma surpresa. Muitas vezes parece que desce um caminhão de clientes e o estabelecimento fica lotado. Os atendentes sempre atentos e tentando vender para o maior número de clientes possível. É um “Deus nos acuda”.

Porém seria um sonho se a loja ficasse assim o dia inteiro. Todo mundo sabe que não é assim que acontece. Às vezes fica uma calmaria, com os vendedores parados conversando ou arrumando alguma coisa na loja. Só que um bom vendedor consegue vender sempre, até nessas situações.

Mas como eles podem fazer essa venda se o cliente não está lá? 

Bom, na verdade essas vendas são feitas para os clientes que estiveram na loja e por algum motivo não compraram, ou então no pós-venda. É aí que o Automec, nosso software de gerenciamento, vai te ajudar.

1 – Clientes que fizeram orçamento:

É comum um cliente entrar na sua loja pesquisando preço. Afinal de contas, muitos deles querem fazer obras grandes e caras, então a pesquisa é essencial. Quando um vendedor atende um cliente desse tipo, ele vai fazer duas perguntinhas básicas: nome e telefone. Pronto! Com isso em mãos o vendedor tem uma grande oportunidade. Ao cadastrar o cliente no sistema, o atendente pode adicionar informações de contato, os produtos de interesse para o orçamento e comentários sobre as intenções da reforma o cliente quer reformar o banheiro de casa, ou então uma pequena obra na sala na casa dos pais. 

Saber os detalhes da reforma ou da obra ajuda na aproximação com o cliente. Ele irá sentir que foi lembrado, que é único, formando um laço de confiança. Bom, com tudo isso anotado no Automec, está na hora do vendedor ligar para o cliente e perguntar se quer finalizar a compra orçada. 

Mas não basta só isso, o vendedor tem que fechar a venda. Ele precisa de algo a mais para oferecer e deixar o orçamento mais atraente. Pode ser alguma peça de brinde, descontos ou frete gratuito, por exemplo.

2 – Pós-venda

O Automec permite que seja feito o cadastro do cliente de forma completa, com os dados e anotações pertinentes. Essa funcionalidade não está lá a toa. Após vender uma variedade de produtos, principalmente para clientes que compraram muito material, ele quase sempre pode precisar de alguma coisa. Mais cimento, mais azulejos, piso, argamassa, tinta, etc.

Por isso é importante anotar os detalhes no atendimento. O vendedor, depois de uma semana ou duas, pode ligar de volta para perguntar como está sendo a obra e se ele precisa de mais alguma coisa. Em caso positivo, ele pode oferecer mais produtos com um preço camarada para que ele retorne e continue contente com o serviço. E cliente satisfeito tem um grande potencial de indicar amigos.

3 – Clientes que não encontraram o produto na loja

Sabe aquele cliente que chega na loja procurando um produto que está em falta? É desanimador quando isso acontece. Mas você sabe que a reposição será feita logo, ou que há outra loja com esse item. Nesses casos você pode tentar vender os itens de outra loja isso é possível com a integração entre lojas do Automec ou pegar os dados do cliente para retornar o contato quando o produto chegar.

É importante estar atento ao atendimento, pois o cliente pode ser conquistado pela simpatia e confiança que o vendedor passa. Caso contrário, ele irá comprar em outro lugar. Feito essas etapas, é só ligar de volta para o cliente e avisar quando o produto chegar, e claro, dar algum tipo de bônus por ele esperar até a chegada do produto.

Existem outras formas de utilizar os dados dos clientes para venda e pós-venda, principalmente enviando mensagens por WhatsApp ou por e-mail. Use os dados coletados a seu favor. 

 

Essas são algumas das funcionalidades do Automec. Quer conhecer mais?

Não perca nenhum conteúdo!
Acesse nossas redes sociais e fique atualizado com dicas e novidades da Pontual Tecnologia:

Facebook

Instagram

LinkedIn

YouTube

Entre em contato conosco para agendar uma visita com um dos nossos consultores. Ele irá te mostrar todas as possibilidades e vantagens do software na sua empresa.

Clique aqui e Fale conosco!

(21)   3366-5510

(21)   97041-9412

(81)   4042-1722